domingo, 31 de maio de 2009

Um concurso vergonhoso da CML ! Uma obra... em completo desgoverno !

Milhares de jovens em Out de 2006 foram aliciados pela CML com o slogan ...
“Realize o seu sonho, more em Lisboa”

… mas estavam longe de saber que iriam concorrer num “concurso viciado logo à partida" e que está na base do Pesadelo que todos nós vivemos!

Provas :

- O Regulamento do Concurso aprovado em Assembleia Municipal, previa que a obra estivesse concluída em Julho de 2006.
- O Aviso de Abertura do Concurso indicava que a obra estaria concluída até Dez 2006, como publicitou em toda a imprensa.

Estes jovens passaram num crivo rigoroso de prova de requisitos (revelando o que ganhavam, onde e com quem viviam, o que possuíam, etc), mas a CML não teve o mesmo rigor e exigência em relação aos seus requisitos! Verificar que as obram não tinham sido concluídas!

A CML mentiu! Não verificou ou certificou este requisito do concurso… e em momento nenhum desmentiu ou actualizou essa informação.

Fomos “enganados” por um concurso “viciado”, irresponsável e assente em meras suposições, sem que a CML nos esclarecesse do risco que corríamos.

Mesmo assim, a CML não abortou este concurso e o que fez? Avançou para o sorteio público a 8 de Fev’07, divulgado pela imprensa.

e … Em Maio, indo ainda a tempo de recuar e proteger estes jovens pela não conclusão da obra (premissa em que baseou o concurso)… o que fez a CML?

Delegou de forma totalmente irresponsável “os processos à cooperativa, instruiu estes jovens p que assinassem os contratos promessa, deixando que assumissem uma dívida bancária a que foram obrigados pelas regras do concurso (impunha o pagamento de 20% a título de sinal).

Desde então... a CML desvinculou-se por completo do processo, reservou-se ao silêncio, negou responsabilidades e ... abandonou estes jovens à sua sorte. Isto foi má Fé !

A CML não cumpriu o seu dever de salvaguardar os jovens e o interesse público, agindo de forma irresponsável, que em nada honra o exercício das funções públicas que exerce. É Muito GRAVE !

Entre Dez’06 a Maio’07 a CML não teve tempo de certificar o requisito do seu Regulamento, atirando estes jovens no abismo?

Sublinhamos que em Março o empreiteiro já tinha abandonado a obra e já existia uma acção judicial interposta também à CML (que data de 10 de Abril de 2007 - processo de execução n.º 1893/07), que comprovam que já nada ia bem ... e não abortou o concurso!!

Dois anos e meio de vida perdidos...presos e amarrados a este processo...sem a casa que estamos a pagar ao banco!!

Quem se responsabiliza pelo aumento do custo final das casas?!?

... E ainda somos "mal tratados" em Reúnião Pública de Câmara do passado dia 27 Maio'09!

Assim vai este país e as instituições públicas!

Mas estes jovens dão o exemplo de determinação.

8 comentários:

  1. Caros jovens,
    Estou espantada com o que li. No entanto só me apercebo que estão envolvidos numa grande trama! Será de tentarem o Presidente da Pepública? Ou será que este tambem não vos recebe?
    Há que haver responsáveis neste País!
    Continuo a pensar que tenho muita pena dos meus netos. Os filhos já ultrapassaram estas vergonhas, penso eu! Tenho muita pena de todos vós, e só posso expressar o meu senimento de vergonha com este acontecimento, de raiva, e tenho vontade de lhes bater, quanto mais não fosse com palavras.
    Não vejo que seja com o voto. E é muito bem feito que isso venha a ser. A abstenção dos jovens só pode ser isso.
    Força e coragem para continuar nessa luta. Se puder ser útil nalguma coisa fico muito contente.
    Maria Teresa Sousa Monteiro

    ResponderEliminar
  2. A CML lançou esta semana novo concurso em que utiliza esse mesmo slogan!
    Atenção a todos, aqui pode-se ver no que pode vir a acontecer a quem se meter nestes concursos de habitação da CML!!!

    Cuidado.
    João Horta

    ResponderEliminar
  3. Completamente espantada com o caso "Casalinho da Ajuda". Será que a CML só pensa nas Festas de Lisboa para mostrar trabalho. Se assim é, não contem com o meu voto. Estou com aqueles que zelam pela autarquia e não só por uma Lisboa de festas e festinhas.

    Ana Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Boa Tarde a todos.

    Eu sou uma das infelizes contempladas com uma casa no Casalinho da Ajuda.

    Tudo o que este Blog diz, traz más recordações, mas para aqueles a quem custa a crer esta grande vigarice, é tudo verdade.

    Por uns tempos pensei que fosse a única a pensar o quão estranho era esta demora. Sempre levei tudo na boa fé...até que me apercebi da dimensão que este caso tinha tomado.

    Assino por baixo todos os posts deste blog e acrescento mais uma coisa:

    Imaginem o que é uma pessoa de 27 anos, a começar a sua vida, ficar com um encargo mensal de 300 euros, durante 8 anos da sua vida?!

    PG

    ResponderEliminar
  5. Como é possível acontecer uma coisa destas numa democracia???? Isto é digno de uma qualquer república das bananas e não de um país que se diz democrático e civilizado. E para aumentar a vergonha, a atitude dos senhores autarcas e governantes, que em vez de assumirem as suas responsabilidades e incumprimentos, parecem querer empurrar para as suas vítimas as culpas daquilo que os devia envergonhar!

    Força para todos e nunca se calem, pois a razão está do vosso lado e se não formos nós a lutar pelos nossos direitos, comprovadamente mais ninguém o fará.... Aqueles que elegemos para nos protegere são aqueles que tudo fazem para nos "enterrar"!

    ResponderEliminar
  6. O que dizer desta situação...Estou incrédula! Estamos em pleno séc.XXI, certo? Num estado democrático, certo?

    Certamente que nenhum "colaborador" da CMLx tem um elemento da sua familia nestas condições, pois se assim fosse, a situação já estaria mais do que resolvida!

    Parabens ao jovens pela proactividade presente em toda a situação!

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente já estamos habituados a estas barracadas vindo do poder político e quando pensamos que já nada nos supreende, constatamos que estamos enganados. Inqualificavel esta passividade da CML em vez de assumirem a responsabilidade e empelhar-se em resolver a situação de uma vez por todas.
    Força e coragem para o vosso futuro.
    Luis

    ResponderEliminar
  8. Ó Costa... a vida "costa"!!

    Tenham vergonham! Levas dinheiro para casa para cumprir funções públicas, não para ignorar os problemas das pessoas.

    Luis

    ResponderEliminar